top of page

 

História

 

A Escola De Educação Infantil Raio De Sol, foi implantada a partir de estudos realizados por um grupo de 3 professoras em Fevereiro de 2002, efetuaram o registro nos órgãos competentes e começaram suas atividades. A instalação física encontrava-se em prédio alugado na Avenida dos Bandeirantes, sendo que das três iniciantes no projeto duas saíram, restando apenas uma que em nova sociedade com sua filha tomaram conta de todo o trabalho, aumentando os projetos, melhorando as instalações para maior conforto e bem estar, em novo endereço(que é o endereço atual) na rua XV de Novembro 211,centro.

Tendo características peculiares a uma instituição de educação infantil, esta escola, através da Resolução (S.M.E.nº 03 de 24 de setembro de 2004.) foi devidamente aprovada pela Secretaria de Educação do Município e pela Diretoria de Ensino de Americana, apresentando regulamento interno próprio.

Nosso objetivo dentre outros é desenvolver junto à criança, cotidianamente, atividades que integram o cuidar e o educar de acordo com a faixa etária, respeitando suas individualidades. Levando em conta que a criança é um sujeito de direitos, um sujeito histórico e social inserido num contexto cultural e virtual, um sujeito que necessita do olhar do adulto para crescer, desenvolver-se, conhecer e viver experiências.

A modernidade, os avanços tecnológicos, o mundo de hoje, nos colocam diante de uma difícil tarefa, isto é, não nos cabe apenas conceituar a infância, mas sim defendê-la, construí-la.

A intervenção do professor junto às crianças a partir de situações, como: o uso coletivo dos materiais na escola, as crianças precisam aprender a conservar e dividir ( é comum entre os pequenos o desejo de querer para si coisas que não lhes pertencem) , o cuidar do que é seu, guardar os objetos, organizar seus pertences e manusear materiais, conviver em sociedade respeitando os seres e a natureza, isso tudo lhe proporcionará criatividade, autonomia e muita aprendizagem.

A criança é um sujeito de direito, um sujeito histórico e social, inserido num contexto cultural e virtual; é a criança um sujeito que necessita do olhar do adulto, para crescer, desenvolver-se, conhecer, viver. 

Desenvolver junto à criança, cotidianamente, atividades que integram o cuidar e o educar de acordo com a faixa etária, respeitando suas individualidades.

A educação deve ser essencialmente lúdica, prazerosa, fundada nas mais variadas experiências e no prazer de descobrir a vida, colocando as crianças em contato com uma variedade de estímulos e experiências que propiciem a ela seu desenvolvimento integral.

 

bottom of page